Técnicas Japonesas no Reiki Usui Tradicional (Para o site) (1).png

O USO DAS TÉCNICAS JAPONESAS NO REIKI USUI TRADICIONAL

O Reiki, com este nome, com esta roupagem, foi canalizado pelo Sensei Mikao Usui por volta de 1922, no Japão. Esse conhecimento espiritual veio para o ocidente no ano de 1938, e talvez parte do método original tenha se perdido durante essa transição entre diferentes culturas e Mestres.

 

Reiki não é uma tradição oral, o que é evidenciado pelo fato de que Dr. Mikao Usui utilizava um Manual de Treinamento, material que distribuía a seus alunos, salientando que o conteúdo escrito é parte fundamental para quem é reikiano. É necessário praticar, claro, mas a prática do Reiki flui em melhor sintonia quando o conhecimento teórico está bem alinhado e embasado.

 

As Técnicas Japonesas ensinadas por Dr. Mikao Usui vem para aprimorar o tratamento terapêutico junto à Energia Reiki. Por meio de diversos exercícios práticos, aliados à Energia, a chance de êxito no processo de recuperação da saúde ou reequilíbrio do indivíduo é ampliada – o que consolida a autenticidade do método Reiki e o valor que ele oferece.

 

Dr. Mikao aplicava o Reiki de forma intuitiva, em conjunto com Técnicas de Tratamento que foram compiladas por ele e denominadas: Usui Reiki Ryoho Hikkei [Sistema Usui de Cura Natural]. Quanto ao uso dos procedimentos, quanto mais praticamos, mais seguros nos sentimos em relação à sua utilização, cabendo aqui a antiga orientação “a prática faz o monge”. 

 

“A energia Reiki encontra naturalmente seus próprios caminhos, precisamente onde ela é necessária. No entanto, isso não exclui a possibilidade de que o praticante siga sua inspiração com as mãos.” (Frank A. Petter)

 

O tratamento de Reiki Ocidental cuida da pessoa de forma mais ampla, no geral. Já o tratamento de Reiki Oriental, como Sensei Mikao praticava no Japão, é mais intuitivo e segue uma direção específica, procura usar o foco, pois quanto mais específicos formos, melhores serão os resultados.

 

“O Usui Reiki Ryoho não usa remédios nem instrumentos. Usa apenas o olhar, o sopro, o deslizamento, percussão (leve) e o toque (da parte afetada do corpo). É isso que cura as doenças.”

 

Acima a fala do Dr. Mikao na entrevista já publicada em: Reiki, The Legacy of Dr. Usui. 

 

São diversas os métodos ensinados por Mikao Usui e que são repassados durante o Curso de Reiki com um Mestre Reiki habilitado em Técnicas Japonesas. Entretanto, nem todos os cursos de Reiki no ocidente ensinam essas Técnicas, tendo em vista que o Reiki foi trazido para o ocidente pela Sensei Hawayo Takata - Mestre que optou por não repassar conhecimentos em Técnicas Japonesas e ensinava o tratamento com Reiki pelo Sistema de Chakras.

 

A seguir deixo uma das Técnicas Japonesas ensinadas por Mikao Usui para o Curso de Reiki Nível 1. Este procedimento é utilizado para baixar a FEBRE em crianças ou adultos; ou para relaxamento, elevação energética e revitalização do corpo físico. Pode também ser empregado para a terapêutica de oncologia.

 

Esta Técnica Japonesa é a aplicação de Reiki pelo umbigo. Se chama HESSO-CHIRYO-HO, pronuncia-se “réssôtíliôrro”. 

 

HESSO significa umbigo  

CHIRYO significa tratamento 

HO significa técnica  

HESSO-CHIRYO-HO

  1. Coloque a ponta do dedo médio de sua mão dominante dentro do umbigo, pressionando-o levemente por alguns minutos até sentir a sua pulsação. É importante que a pressão seja suave; 

  2. Se concentre e visualize a Energia Reiki saindo pelo seu dedo médio e espalhando-se por todo o corpo do receptor (imagine o seu corpo no caso de autotratamento ou o corpo do cliente em caso de tratamento de terceiros); 

  3. Permaneça nessa posição doando a energia por no mínimo 3 minutos. 

 

Uma forma alternativa para aplicação dessa técnica é colocar a mão inteira abaixo do umbigo e focar a emissão da Energia Reiki para dentro do corpo. 

Por questões éticas, quando for aplicar esta técnica em um cliente ou em outra pessoa, é recomendado usar um lenço de papel em cima do umbigo ou aplicar a Energia Reiki sobre a roupa. 

 

  • A Mestre Reiki Aline Keny repassa em seus cursos a compreensão do Reiki Usui Oriental e Ocidental, aliando os conhecimentos e suas diferentes práticas. 

Referências bibliográficas que serviram como apoio a este texto: 

  • Manual de Reiki do Dr. Mikao Usui – Frank A. Petter 

  • REIKI – Sistema Tradicional Japonês - Johnny De’ Carli

Caso sinta em seu coração, você é livre para compartilhar este texto. Assim sendo, não se esqueça de mantê-lo em integridade, incluindo o nome da fonte autora e o site de origem. Namastê!