Buscar

Dia dos pais!

Um pai deveria receber palmas por fazer seu papel?


Mil vezes sim. Cada pai que participa carinhosamente da criação dos filhos deveria receber palmas. Cada homem levando o filho para escola, cada jovem no supermercado levando o bebê no sling, cada pai que falta ao trabalho para levar o filho no pediatra, cada anônimo que agora troca uma fralda de cocô sozinho em casa deverias ser valorizado. Sou a favor de palmas, incentivos e reconhecimentos.


Também sou a favor de palmas para mães, obviamente. Que cada mãe solitária nos supermercados, escritórios, consultórios e parquinhos recebam palmas e ajudas e apoios e benefícios corporativos e governamentais. E desejo o mesmo para os homens que fazem seu papel de pai.


Entendo o argumento contrário: “não fazem mais do que a obrigação!”. Mas sou absolutamente a favor de reconhecimento aos homens que são pais participativos por um motivo muito simples. Pelo mesmo motivo que sou a favor de anunciar quando você ajuda uma ONG. Pelo mesmo motivo que sou a favor de mostrarem na tv aquele catador de resíduo que achou uma carteira cheia de grana no lixo e devolveu para o dono. Sou a favor de mostrar atos heróicos de honestidade na televisão, apesar de ser obrigação de qualquer pessoa ser honesto. Por um único motivo: vivemos em uma sociedade doente. Somos uma sociedade em que a desonestidade parece hegemônica. Celebrar os bons exemplos contribui com a cura.


Somos doentes de pais. Mais de seis milhões de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento. Outros tantos com um pai por perto que não faz nada. Mais de onze milhões de mães solteiras no Brasil. A malandragem masculina parece hegemônica, o abandono natural, o machismo estrutural. Essa cultura terrível influencia todos os homens. É importante celebrar os bons exemplos.


Eu acredito naquela frase: quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede. E espero que entendam: quando um pai avança, nenhuma mãe retrocede. Cada pai presente muda o mundo do filho, da mãe, e dele mesmo. Palmas para os bons pais. Vejam como eles são bons exemplos. Vejam, homens! É possível ser feliz cuidando dos filhos. É possível ser a mudança que você espera do mundo.


🖊 Marcos Piangers

📷 Canva