Buscar

Mindfulness Descomplicado - Dia 8

MEDITAR SIGNIFICA PRESTAR ATENÇÃO


Meditar requer investigação, constante vigilância, observação de como a mente opera. Sem o conhecimento de todo o processo da mente, consciente ou inconsciente, qualquer forma de meditação é um meio de fuga, mas perceber o processo de pensamento, analisá-lo cuidadosamente, passo a passo, e descobrir as atividades do ego, isso é meditação. Somente através do autoconhecimento que a mente pode ser livre para descobrir o que é a verdade, o que é Deus, o que é a morte, o que é isso que chamamos de viver.


Meditar não é algo separado da vida diária. Por que uma pessoa é preguiçosa? Pode ser que não tenha se alimentado direito, ou tenha trabalhado, andado, falado demais, feito muitas coisas; e naturalmente, quando se levanta pela manhã, está com o corpo cansado. Quando não passamos o dia de maneira inteligente, o corpo fica cansado no dia seguinte. E de nada vale disciplinar o corpo. Se estivermos completamente atentos, mesmo que por apenas cinco minutos, quando falamos, quando estamos trabalhando, isso já será suficiente. Quando estiver comendo, esteja atento e não coma depressa, nem se empanturre com todos os tipos de comida, e veja que o corpo se torna por si só inteligente. Não precisa forçá-lo a isso, ele se tornará inteligente e lhe dirá quando levantar da cama e quando não levantar. Desse modo, você começará a descobrir que pode viver uma vida de trabalho e todo o resto sem essa constante batalha, porque não houve desperdício de energia, mas seu uso total, o tempo todo, e isso é meditação.


~ Jiddu Krishnamurti



Quem se transforma, transforma o mundo.

~ Dalai Lama



Seja bem-vindo(a). Aqui é um cantinho de amor e autoconhecimento! Caso sinta em seu coração, você é livre para compartilhar este texto. Assim sendo, não se esqueça de mantê-lo íntegro, incluindo o nome da autora e o link do site de origem. Namastê!


©2018-2021. Todos os direitos reservados a Sintonia Kuan Yin Terapias Integrativas – Brasília (DF).